.

.

domingo, 13 de agosto de 2017

COLUNA DO LÁZARO ALBUQUERQUE: O DIA DOS PAIS OU DO PAPAI


CRÔNICA DO DOMINGO
O DIA DOS PAIS OU DO PAPAI
Lázaro Albuquerque Matos

Dia Dos Pais. O oitavo mês do ano não deixa ninguém sem um pai no seu segundo domingo. Que mês bom! Ele perfilha, ele adota, ele cria, saia de onde sair o filho: homens e mulheres. Morto ou vivo o pai, todo mundo tem um no segundo domingo de agosto. Vixe Mara! Neste ano de 2017 é o dia 13. Sem superstição a este dia do mês, louvemos agosto por seu espírito paternal! O mês é dos pais.
De pai para papai: a escolha é do filho. O pai é a figura do genitor; o papai é o criador. Como genitor, o pai é a ancestralidade biológica do ”ser” homem masculinamente. Ele é de todos, em sentido amplo, genérico e universal. Como criador, o papai é o “ser” homem pai, em sentido humanamente sentimental, personalizado e individualizado. Ele é o vocativo de um filho se dirigir ao pai em um tratamento de afeto: “Papai, você é um ótimo pai. Hoje é seu dia, vamos comemorar!” 
O ator Castrinho, como o Cascatinha, personagem do programa de Chico Anísio, só se referia ao pai, representado pelo próprio Chico Anísio, dizendo: “Meu papai”! E tinha como resposta de mestre Chico: “Meu garoto”!
Porém não se diz que o segundo domingo de agosto é o “Dia dos Papais”. E nem ficaria sonoramente elegante. O dissílabo papai daria uma cacofonia na expressão. É melhor mesmo o monossílabo pai para o “Dia dos Pais”. Eles merecem o dia. Mas nem sempre, no Dia dos Pais, os filhos merecem o pai que têm. Lutemos por um Dia dos Filhos, pois!
Mas será que todo mundo tem um papai no Dia dos Pais? Nem tanto! Mas, no entanto, um pai todo mundo tem, pois o dia é pra isso: não faltar pai a um filho. Desse pai a um papai, a coisa transcende: vai além dos efeitos comerciais. O Dia dos Pais, como o Dia das Mães, foi criado para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. Aqui o dia é do papai. O que transcendeu aqui foi para o Dia dos Pais: presentes, comida, bebida, com a família – pai, mãe, filhos, avós, netos – em volta da mesa. Uma grande festa!
Como hoje é o Dia dos Pais, vamos a eles em suas definições: Pai perfeito é o superpai; pai bom é o paizão; paidégua é o pai fantástico; pai carinhoso é o paizinho ou painho; pai presente é o pai cuidadoso; pai-herói é pai que cria filho dos outros; pai ausente é o pai desalmado; pai que parece mas não é – antigamente – era o pai denorex, hoje é o pai DNA; pai matreiro é o pai desconfiado da mãe do filho. E o pai-coruja? Este é o pai observador, está sempre de olhos nos filhos, principalmente quando as filhas estão ficando mocinhas, com medo dos gaviões atacá-las.
Na definição de pai, não sei o pai que tive e nem o pai que sou. Tive apenas um pai e apenas um pai sou. Conceito e padrão de pai são coisas desnecessárias quando se tem um verdadeiro pai: aí tive um e aqui sou um. Vivas ao Dia dos Pais! Ele é do meu e do seu. Também é meu e seu.
Um feliz Dia dos Pais a todos eles, com um papai feliz a todos os pais neste dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário