.

.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Números de celular no Maranhão terão nove dígitos a partir de novembro

Em menos de um mês o nono dígito será incorporado aos números de celular no Maranhão e em mais outros quatro Estados brasileiros: Amazonas, Amapá, Pará e Roraima. A mudança está programada para ocorrer a partir de 2 de novembro.

De acordo com as regras da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), todas as chamadas para números móveis feitas para essas localidades, a partir de então, deverão incluir o número 9 antes dos demais. Entre o dia 2 de novembro e o dia 11 do mesmo mês, discagens feitas com apenas oito dígitos ainda serão completadas normalmente, para adaptação das redes e dos usuários.

A partir do dia 12, porém, os usuários que esquecerem de incluir o número 9 ouvirão uma mensagem indicando a mudança. Deste dia em diante, as ligações podem ser completadas ou não. Dependendo do critério adotado por cada uma das operadoras.

As gravações só ficarão disponíveis até o dia 12 de dezembro. Depois disso, as chamadas não serão completadas e os usuários não serão mais alertados sobre a inclusão do nono dígito. Até agora, os Estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo já passaram pelo processo de adaptação e mudança dos números de celular.

A nova regra para discagem vale para todas as operadoras de telefonia móvel, exceto para as que usam conexão via rádio, como a operadora Nextel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário